Resenha crítica por Márcia Bonfim Gomes dos Santos. Pós-graduanda do
curso de Educação Infantil e suas Linguagens do Instituto de Ensino Superior
Funlec, turma B. Resenha solicitada no Módulo “Aprender: Prática
Resconstrutiva”.
O livro Educação Infantil e Registro de
práticas faz parte da Coleção Docência em Formação, série Educação Infantil,
publicado pela editora Cortez a fim de subsidiar a formação inicial e
continuada de profissionais da educação. É decorrente da dissertação de
Mestrado de Amanda Cristina Teagno Lopes, pedagoga, mestre e doutora em
Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Na
área da Educação sua experiência se dá desde a docência na Educação Infantil,
na assessoria de projetos em Secretarias Municipais de Educação e à ministração
em cursos de formação de professores.
Dividido em quatro capítulos, a autora nos
traz uma pesquisa na área do registro das práticas na Educação Infantil, registro,
que proporciona ao educador a autoria, permitindo a reflexão sobre a prática,
atribuindo valor à experiência do profissional da educação.
No primeiro capítulo a autora enfatiza o
conceito de registro, lançando mão de vários estudiosos e professores, que
salientam a importância do registro por parte do educador, valorizando sua
prática e tornando-se autores de sua história e de seu processo de formação. Nesse
âmbito aprecia-se também, o registro do aluno levando em consideração as
diferentes linguagens da criança e, que esta é um ser que constrói sua
história, deixando suas marcas no ambiente em que atua.
O segundo capítulo apresenta o registro e a
memória do educador como instrumento propício ao desenvolvimento do
profissional, valorizando sua prática e suas experiências, em que o professor
aparece como o sujeito de sua ação. Salienta ainda a importância da
socialização dessas experiências com vistas à melhoria da qualidade de ensino,
fazendo-se valer da parceria entre os educadores.
Cadernos de registro diário e portfólio,
são as formas de registro analisados pela autora no terceiro capítulo. Nesses
tipos de registros, estão presentes a ação pretendida do educador e a avaliação
dessa ação, em que a comunidade escolar tem o privilégio de entender e conhecer
a proposta do professor, bem como, de verificar o desenvolvimento dos alunos da
instituição. Nos cadernos de registro, percebe-se a intenção do profissional, a
reflexão, o planejamento de ações e ainda a avaliação de suas ações,
possibilitando a reflexão e o re-planejamento da prática. Através do portfólio,
é possível ter o acompanhamento do desenvolvimento da criança, instrumento útil
para a instituição de ensino e para os pais, onde está evidenciado também, os
registros do aluno, a construção do seu conhecimento e de sua identidade.
No quarto capítulo a autora faz sua s
considerações finais, onde pontua a importância do registro de práticas, sendo
ele um instrumento de valorização do professor, como um ser que produz saberes
e principalmente como subsídio para a reflexão e a reconstrução de sua prática,
refletindo em sua formação e, consequentemente, na qualidade do ensino. A
autora propõe ainda a divulgação desses registros pela instituição, não se
eximindo a apenas um trabalho individual, mas que sirvam de estudo permitindo a
construção e desconstrução de saberes de outros educadores atuantes e também
iniciantes, contribuindo em sua formação profissional.
Considero a prática do registro importante
e inerente ao exercício do professor, onde há a possibilidade de registrar suas
considerações e novos apontamentos acerca de uma determinada ação, realizando a
reflexão através da avaliação das práticas, permitindo principalmente o
re-planejamento de suas ações, proporcionando a conquista de seus objetivos em
uma determinada ação. Não esquecendo também da oportunidade de trocar
experiências com colegas da área através desses registros, e de valorizar
também o registro das crianças.
Vemos que essa prática já tem sido
exercida, aos poucos, nas instituições de Educação Infantil em nosso município,
onde o portfólio serve de subsídio para acompanhar o desenvolvimento dos alunos
que passam pela instituição, servindo de suporte para o professor que estará
trabalhando com as crianças nos anos subseqüentes e repassando aos pais os
avanços que essa criança obteve no tempo que esteve na instituição, permitindo
também aos pais perceberem a seriedade do trabalho realizado pela instituição e
pela sua equipe docente.
Por fim, assim como a autora, recomendo,
não só a leitura, mas o estudo desse livro, aos colegas de profissão que já
atuam e àqueles que estão iniciando sua jornada na Educação Infantil.
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